Para superar os desafios de equidade, qualidade e contemporaneidade da educação no Brasil, gestores precisam olhar para dentro de suas redes e entender como o modelo para apoiar a transformação da educação, ensino, a formação de professores, o uso de recursos e a infraestrutura devem se adaptar
Esses quatro elementos devem estar equilibrados. Para equipar as escolas para o uso da tecnologia com fins pedagógicos, é preciso considerar três pilares muito importantes: visão, formação e recursos digitais.
Dessa forma, cria-se uma estratégia para tornar o estudante ativo em sua aprendizagem, é realizada uma formação a partir do novo papel do professor com a chegada da tecnologia e são estabelecidos critérios para a aquisição de soluções tecnológicas.
Na hora de contratar tecnologia de internet, gestores precisam resolver uma equação que envolve os recursos financeiros disponíveis, a infraestrutura já existente e os objetivos pedagógicos.
Para que a internet chegue com a velocidade adequada aos dispositivos de alunos, professores e diretores, é preciso pensar em como balancear o tráfego de dados criado pelos acessos de maneira eficiente. Isso depende da estratégia para conectar cada ambiente, fator que impacta como a infraestrutura de rede será adquirida.
A escolha dos equipamentos para professores e alunos depende de uma visão clara do modelo de ensino, da formação dos docentes para o uso da tecnologia e da integração com recursos digitais disponíveis. Com custo-benefício cada vez melhor, os dispositivos móveis ampliam o tempo e os espaços de uso das tecnologias no cotidiano escolar.