Não é segredo para ninguém que a tecnologia tem invadido, há anos, cada parte das nossas vidas, e com a pandemia do Covid-19 o processo, que já vinha acontecendo com bastante intensidade, ficou ainda mais forte, transformando as realidades inclusive das escolas. Mas o que os gestores devem levar em consideração para equipar as escolas para o uso da tecnologia com fins pedagógicos?
Para saber qual a solução, devemos analisar bem o problema que nos é apresentado. E o que deve se ter em mente nesse cenário? Alguns fatores podem ser elencados: a habilidade do professor em produzir conteúdo dentro desse novo cenário; os equipamentos que serão usados para que a tecnologia seja melhor aproveitada; a forma como esse material irá chegar até o aluno; como se darão as interações sem o contato físico, entre as quatro paredes da sala escolar; e, por último, como será feito o acompanhamento do aprendizado.
Nesse universo, é possível entrevermos algumas possíveis soluções. Os cursos e capacitações a serem oferecidas aos professores, por exemplo, sendo elas mesmas feitas já de forma remota, são uma maneira de tornar esses profissionais mais aptos a esse novo ambiente. Avaliações multimodais que utilizem dispositivos capazes de captar indicadores de emoções e expressões dos alunos quando eles participarem de um trabalho em grupo, por sua vez, garante ao professor avaliar o desempenho do aluno. Aí também já entram os equipamentos que devem estar disponíveis, uma preocupação que deve ser a base de todo o processo de introdução da tecnologia nas escolas.
A tecnologia pode ser uma ótima aliada da educação, transformando vidas e fazendo com que as distâncias sejam diminuídas e os alunos tenham acesso a cursos de várias partes do mundo sem sair de casa e isso abre um leque de oportunidades para os gestores educacionais. É preciso lembrar sempre, porém, que para que os resultados sejam positivos, é sempre imprescindível uma análise minuciosa do processo, observando todos os pilares e deixando-os cada vez mais eficientes.
E sua escola, como anda na questão da imersão na tecnologia?