Escolha uma Página

Com as mudanças nas rotinas de aprendizagem, com aulas cada vez mais on-line, surge uma dúvida comum aos professores: como fazer a avaliação em um ambiente virtual e o que realmente deve ser verificado? 

Em primeiro lugar, é necessário ter em evidência qual a finalidade exata da avaliação: ela não pode ser apenas quantitativa, ou seja, uma mera informação burocrática, que pode ser expressa em uma nota. A avaliação tem como intuito coletar evidências que os alunos estão compreendendo o que está sendo passado, dando espaço para, de fato, um ambiente de aprendizagem. 

E como isso pode ser feito? Aqui (no ambiente on-line), as possibilidades são inúmeras. Isso porque além de se ater aos tradicionais questionários, o professor pode, também, pedir para o aluno fazer um portfólio sobre determinado tema, com vídeos e conteúdos encontrados na internet, ou que ele escreva uma postagem em sua rede social para dar um conselho a um amigo e, nela, ser avaliada a correta estrutura gramatical da língua. 

Além disso, é possível utilizar o auxílio dos algoritmos. Há programas em outros países, por exemplo, que contam com um algoritmo abastecido por 20 milhões de palavras e expressões registradas em livros e enciclopédias. O sistema consegue detectar erros de ortografia, gramática e passa um pente fino em outros fatores como organização e argumentação, apontando potenciais problemas para a escrita em inglês. 

A tecnologia, sem dúvida, é uma maneira de acompanhar o aluno de forma integral: o seu desempenho passa a ser avaliado aula a aula, através de inúmeras ferramentas disponíveis ao professor. Como sempre, cabe à figura humana a criatividade para fazer o melhor uso dessas soluções e, assim, avaliar de maneira eficaz o aprendizado do aluno.